quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Respeite o jeito de um ser dê à cavalo, eu sei do que falo, tenho rédeas na mão!

Ao contrário da postagem abaixo, onde o gaúcho "estrangeiro" Nei Lisboa relata no jornal "Zero Hora" e na RBS TV "Jornal do Almoço" que a "música gaúcha é intragável" e que os "jovens estão cada vez mais se distanciando da mesma". Nós verdadeiros gaúchos não podemos nos calar diante tal mentira, talvez porque nossa principal diferença é cantarmos nossa terra e não cantarmos inglês ou batizarmos nossos trabalhos com coisas da nossa gente e não com nomes estrangeiros. Nós tradicionalistas estamos todos os finais de semana envolvidos em rodeios por este Rio Grande, mateamos diariamente e quando sobra um tempo livre se bandeamos campo afora, portanto estamos mais do que ninguém vivendo este momento mágico da cultura rio-grandense em que a cada dia, a cada rodeio que vamos há mais crianças, adolescentes e mulheres ajudando a cultivar nossa tradição. Estes jovens adolescentes que até então ouviam rock, funk e até pagode, aderiram de cabeça na tradição gaúcha, e um ponto que devo ressaltar pois ajudou uma barbaridade para que isso viesse a acontecer foram nossos novos interpretes, exemplo desses é Pirisca Grecco, Luiz Marenco, Mauro Moraes, Lisandro Amaral, Jarí Terres, Jairo Lambari Fernandes, Shana Muller, Angelo Franco, Erlon Péricles, Cesar Oliveira, Rogério Mello e muitos outros. Jovens artistas que começaram suas carreiras cantando em festivais nativistas, sempre ressaltando em suas músicas nossa cultura e o amor que sentem por este chão, saibam que estes são nossos heróis, pois cantam verdadeiramente com o coração à nossa terra.

Quanto ao gaúcho Nei Lisboa até então nunca havíamos criticado seus trabalho, sua música ou então suas atitudes, mas para vocês companheiros, ficam apenas estas palavras de reflexão, pois para ser GAÚCHO não basta apenas ter nascido no Rio Grande do Sul, mas sim saber entender, admirar e viver a nossa arte, GAÚCHO é aquele que se orgulha e ama por demais nossa terra e que por ela faria qualquer coisa. Tenho certeza que gaúchos de verdade o Rio Grande do Sul tem muitos e NADA irá nos enfraquecer.

Fernando Massolini
Capataz Campeiro
CTG Galpão da Saudade - 11ªRT

Um comentário:

  1. Fernando.
    Parabéns pela matéria.
    Excelente o blógue.
    Ganhaste um espectador.
    Suerte!

    ResponderExcluir

Tchê, é um prazer receber seu comentário e/ou sua crítica, fique a vontade para soltar o verbo e muito obrigado por sua participação. Forte abraço.