quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

“todas as bobagens que eu ja disse dariam pra encher um caminhão” (NL)

NÃO AO “CORREGEDOR DA MÚSICA”


Postado por João de Almeida Neto em 16/02

Ficou pior a emenda que o soneto. Depois que chamaste a música gaúcha de “intragável” e os músicos de “absurdamente reacionários”, tentando achar uma saída para a tua falta de respeito, vens agora dizer que quem reagiu aos teus insultos está “amesquinhando o tema”, “interessados em insuflar a defesa” e “dela extrair audiência e patrocínio”. O que tu querias??? Que ouvíssemos e lêssemos tuas ofensas calados??? Ao querer que só tua opinião seja publicada no Jornal mostras claramente quem é o reacionário.

Acho que o diálogo entre nós é difícil. Pelo que disseste na entrevista anterior, tu te achas “uma figura conectada com a idéia de se ter letras interessantes”, e eu, pelo mundo musical onde vivo, sou “intragável para qualquer pessoa mais esclarecida” e “absurdamente reacionário”. Claro que quem se julga “interessante” e “esclarecido” não vai querer papo com um “reacionário intragável”. Mesmo assim te escrevo, para esclarecer coisas e te sugerir que tentes conhecer a realidade cultural da Cidade e do Estado, agora que estás livre do “dia a dia das fraldas” e “da rotina muito difícil de lidar” que a filha te trazia. Se é que ficaste mesmo “cinco dias aqui parado, olhando a parede” quem sabe agora olha um pouco para a janela. Como diz o Lulu, “há tanta vida lá fora…”.

Não conheces sequer uma página da bela história escrita pelos festivais nativistas e pelos compositores que surgiram no RS nos últimos 30 anos. Ou será, mesmo, que achas reacionária a poesia socialmente engajada feita pelo Cenair Maica, pelo Jayme Caetano Braun, pelo Aparício da Silva Rillo, pelo José Hilário Retamozzo, pelo Robsom Barenho, pelo Sérgio Jacaré Metz, ou pelo Luiz de Miranda e pelo Luiz Coronel, pelo José Fernando Gonzales???? Achas, mesmo, intragável, as construções harmônicas das composições do Luiz Carlos Borges, do Talo Pereyra, do Marinho Barbará, do Marco Aurélio Vasconcelos, do Sérgio Rojas???

Se fosse verdade, como afirmas, que “qualquer adolescente urbano medianamente esclarecidos, hoje em dia, se coloca a quilômetros de distancia disso”, não teríamos músicos como Renato Borguetti e Yamandú Costa, emergentres do movimento nativista, que lotam teatros inclusive na Europa, onde, certamente, conseguiram chegar, justamente, por não serem “reacionários” e “intragáveis”. Cai na real, Cara, e verás que “os adolescentes urbanos medianamente esclarecidos”, não se colocaram a quilômetros de distancia “disso”… Eles estão a poucos metros de ti, nas praças, nos shoppings, tomando mate.

Se não sabes, como te perguntas na entrevista, “que identidade musical temos aqui em Porto Alegre?”, caminha um pouco pela Cidade. Vais encontrar a identidade negra nas escolas de samba, a boêmia nas rodas de choro da Cidade Baixa, a regionalista nos acampamentos farroupilha, e outras, como a representada pela Comunidade Nin-Jitsu, que até um Deputado elegeu.

Quando cheguei em Porto Alegre, no início da década de 80, pouco antes do que tu chamas de “boom dos festivais”, as pessoas identificadas com a cultura gaúcha eram ridicularizadas. O movimento nativista transformou esse quadro. O que era motivo de chacota virou moda e a Capital ficou cheia de jovens usando bombacha. Tu és uma das poucas pessoas que não se deu conta dessa mudança. Que sono profundo ! Que mão embalará teu sono ???? A do preconceito ???? A da desinformação ???? Ou a do ciúme ????

Como pessoa esclarecida que te julgas ser, deverias saber usar o direito à crítica sem ofender. Porque não usas os espaços que tens na mídia para promover teu trabalho, em vez de atacar e desrespeitar um segmento cultural que tu não conhece e ofender quem nunca te fez nada ???? Estas tão desestruturado pessoal e profissionalmente assim ????

Não é só tu que tem história e dignidade.

A cultura gaúcha não está sob a patronagem de ninguém, nem sob tua correição.
E bufe o eunuco.

_______________________________________________________
URUGUAIANA!!!

No fórum do site neilisboa.com.br existe um tópico chamado
Ofensas Tradicionalistas onde qualquer um tem a
oportunidade de deixar um recadinho ao próprio.

Capricha…


Fonte: BLOG DO PIRISCA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tchê, é um prazer receber seu comentário e/ou sua crítica, fique a vontade para soltar o verbo e muito obrigado por sua participação. Forte abraço.