terça-feira, 27 de abril de 2010

O PROJETO - NOITE MUSIQUEIRA

Que coisa buena hoje acordar com o sol louco de especial aqui na serra... Levanto, cevo um mate e ouço um rasguito-doble pra começar o dia com o pé direito. Melhor que isso só começando com o pé esquerdo mesmo, alçando a perna pro lombo do cavalo. Opapapa.

Mas tchê, por esses dias eu cometi uma gauchada daquelas, mas sabe né, como dizem por ai, vergonha mesmo é roubar e não poder carregar, o resto é bobagem.... Bueno, voltando no que interessa então, tinha um email da Nina França desde o início de março e só fui conferir agora, no final de abril.

Coisa que eu não gosto é deixar o pessoal na mão, sem resposta, mas antes tarde do que nunca né. Me redimi a tempo. Email respondido e minha caixa de entrada já está cheia de materiais desta ótima cantora que vem surgindo e crescendo no meio nativista de modo surpreendente nos últimos anos, mas sobre ela vou escrever depois, agora vamos prosear um pouco sobre esse projeto chamado "Noite Musiqueira" que Nina vem liderando na cidade de Novo Hamburgo e que por sinal vem dando certo por demais, sempre com o intuito de resgatar a música nativista de fato.

- - - - - - - - - - - -

UM POUCO MAIS SOBRE O PROJETO "NOITE MUSIQUEIRA"

O gaucho não vive só. Desde a formação do nosso povo gaucho, sempre existiu esta necessidade em reunirem-se, isto desde que se forjou o tipo étnico e social do cavaleiro dos pampas e coxilhas, fruto das três Pátrias irmãs, Argentina, Brasil e Uruguai. Após a recolhida da tropilha e das lidas campeiras, ja se viviam noites musiqueiras nos galpões das estâncias, junto ao fogo de chão se formava uma roda com patrões e peões, comungando do mesmo mate, Através de canções, danças, poesias, pajadas e trovas, cantavam e contavam nossa historia, suas façanhas, seus anseios e seus amores.


Este Projeto busca resgatar estas noites musiqueiras em nosso meio urbano nos tempos de agora, trazendo nosso sentimento mais puro em cultuar nossas tradições e o compromisso que temos com o futuro em difundir e perpetuar nossos costumes e valores. Idealizado e promovido pela cantora nativista Nina França, com o apoio de muitos amigos, foi movida pela própria ânsia de reviver momentos magicos reunindo no mesmo espaço todas expressões de nossa cultura gaucha. Possibilitando tambem que a sociedade de todos segmentos conheçam uma geração de obras, que contribuíram para formação de nossas raízes culturais e a riqueza do cenário artístico e cultural do estado.

Quantas emoções duradouras você pode associar a um fato cultural, quantas histórias, imagens e sons marcaram sua alma de descobertas, construíram sua personalidade, seu orgulho de pertencer a um tempo, um lugar, um povo, uma raça? Apoiando a cultura, você resgata uma dívida íntima, tornando melhor o seu País, e continua a tecer o nó da nossa história e da nossa cultura. Nossa quinta feira é fixa no Galpão Nativo na Pedro Adams Filho 4517 em Novo Hamburgo dedes 2009. Sendo agora tambem itinerante para fazer parte de seus eventos, num espetáculo com nomes consagrados da nossa música e talentos indicados de sua região, em CTGs, Rodeios, Cabanhas, abrilhantando mais ainda o seu evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tchê, é um prazer receber seu comentário e/ou sua crítica, fique a vontade para soltar o verbo e muito obrigado por sua participação. Forte abraço.