quarta-feira, 14 de julho de 2010

Mazááá - César Passarinho - Correndo Eguada e Corcoveando

Estava faltando no quadro do Mazááá um regalo do "PAI do Nativismo Gaúcho" e de vereda largamos dois. Correndo Eguada e Corcoveando fazem parte do álbum "Milongueando Essas Lembrancas Tuas" que foi gravado em 1996, dois anos antes de sua morte vítima de câncer na cidade de Caxias do Sul.

César Passarinho - Correndo Eguada


Era lindo antigamente

assim dizia meu avô
campeiro do Batovi
que o varzedo batizou
correr uma eguada xucra
diversão pra um campesino
ao rodar num tacuru
e a vida entregue num destino
cada cuiudo maleva
ventarrão e bufador
e as vezes um potro bueno
pras garras do domador

Quem boleava seu bagual
assinalava na orelha
que o bicho carregue a marca
pois espanta quem tenteia

Volta e meia num lançante
entre sanga e parronal
dava pé num flete bueno
se perder num manancial
correr uma eguada xucra
é coisa de antigamente
pois se juntava a indiada
de São Gabriel a Corrientes

Cada bugre mais bagual
igual a um potro boleado
vem comparando as estampa
era um bando de aporreado

Quem boleava seu bagual
assinalava na orelha
que o bicho carregue a marca
pois espanta quem tenteia

César Passarinho - Corcoveando


Garra minha força do laço
a precisão de uma bala
trago aconchego do abraço
a proteção do meu pala
tire da cara essa venda
e corcoveie o cansaço
mostre a esse guapo uma lenda
feito um farrapo, um balaço

Largue esse jeito banido
sangre esse risco de espora
dê-me esse grito contido
que eu vou pelear mundo afora

Quero um grito de euforia
quero o fim da opressão
quero ver essa utopia
transformada em procissão
quero a minha liberdade
cantada louca varrida
espalhando sua verdade
tanto tempo proibida

Largue esse jeito banido
sangre esse risco de espora
dê-me esse grito contido
que eu vou pelear mundo afora

Eu sei que vem peleando
orgulho de uma nação
feito potro corcoveando
feito freio em redomão
Verei cabeças erguidas
sem jamais olhar pro chão
cicatrizes nas feridas
e asas no coração

Largue esse jeito banido
sangre esse risco de espora
dê-me esse grito contido
que eu vou pelear mundo afora

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tchê, é um prazer receber seu comentário e/ou sua crítica, fique a vontade para soltar o verbo e muito obrigado por sua participação. Forte abraço.