segunda-feira, 27 de abril de 2009

Má que tal o BT??? Ali que me refiro.

"O Rio Grande começa em cada homem de bem, cada consciência é um caminho que pode ou não ir além... É só cuidar onde vai quem respeita de onde vem!"

Ricardo Martins - Doma Gaucha


Linda obra interpretada por Ricardo Martins na 26ª Coxilha Nativista, festival que
ocorre anualmente na cidade de Cruz Alta, canção que relata nada mais e nada menos que a doma gaúcha, embretando vaca e lidando com o pingo na mangueira. Vale a pena conferir.

Lisandro Amaral e Jari Terres - Porteira a fora



Obra que relata a verdadeira lida na campanha, é para quem entende mesmo da lida bruta gaúcha buena por demais.

CRIANÇA DESAPARECIDA

sábado, 25 de abril de 2009

1º Rodeio Acolherado, em Bento Gonçalves

Acontece nos dias 24, 25 e 26 de abril o 1º Rodeio Estadual Acolherado, é uma parceria do CTG Laços da Amizade com o CTG Paisanos da Tradição. Terá programação artística e com certeza muito tiro-de-laço, sem falar no show com um dos maiores nativistas do nosso estado, Luiz Marenco. E tenho dito!

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Ginete de Pelotas conquista carro no Rodeio Internacional

Numa das melhores edições dos últimos anos, segundo a comissão organizadora, o Rodeio Internacional de Pelotas contou com a participação de cem ginetes profissionais Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Uruguai e Argentina. Em jogo, mais de R$ 40 mil em prêmios, dos quais um carro zero quilômetro. No total, foram mais de 150 montas para chegar a grande final, disputa mais aguardada do evento, onde o campeiro Neimar Abraham Ferreira, 30 anos, faturou um Uno Mille.
Natural de Pelotas, Ferreira venceu seus oponentes numa competição pra lá de acirrada. Na grande final, na qual ficaram apenas os cinco ginetes com melhor pontuação, ele mostrou habilidade no lombo do cavalo Gaúcho, um dos mais temidos do torneio, e levou pra casa o carro zero quilômetro, o primeiro de sua carreira.

“Quem tem um sonho, mesmo que caia, não deve desistir, pois um dia Deus manda um raio de luz e o sonho se realiza”, disse o ginete Ferreira.

quarta-feira, 22 de abril de 2009

O Estribo Pampa



“...Para estribarem, usavam de soluções funcionais, como a de pendurarem um ossinho vacum a uma tira de couro ou fazerem uma espécie de botão de couro. Em ambos os casos, a soga (tira de couro) passava entre os dedos do pé...”

Trecho de “Os índios cavaleiros” e “Mão Gaúcha”, de Barbosa Lessa.
Reponteando a eguada
Estampa Domingueira
O Campo

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Não têm pra loKo.........


FINAL LAÇO QUINTETO ( no nosso caso era quarteto ehehe)


FINAL DUPLA DO RODEIO, ÚLTIMA VOLTA

Ma que tal laçar o quinteto com apenas 4 laçadores e tramar nos bovinos 19 cordas de 20 . Não Têm pra loKo!!! CTG Quero-Quero

terça-feira, 14 de abril de 2009

PRINCIPAIS TRADICIONALISTAS

ANTÔNIO AUGUSTO FAGUNDES - Advogado, compositor nascido em Alegrete. Autor de letras musicais e apresentador do programa "Galpão Crioulo".

JOÃO CEZIMBRA JAQUES - Militar, ensaísta nascido em Santa Maria. É o patrono do tradicionalismo gaúcho. Pioneiro da afirmação gaúcha.

JOÃO SIMÕES LOPES NETO - Jornalista, teatrólogo, contista, folclorista nascido em Pelotas. Deixou rica obra literária, como Contos Gauchescos, Casos do Romulado, Lendas do Sul.

JOÃO CARLOS PAIXÃO CORTES - Pesquisador, folclorista, cantor e ensaísta, nascido em Livramento. Ajudou a fundar o CT 35, publicou o "Manual de Danças Gaúchas", extensa produção literária.

GLAUCO SARAIVA - Poeta regionalista nascido em São Jerônimo. Um dos pioneiros do Movimento Tradicionalista Gaúcho. Autor da Carta de Princípios do MTG.

LUIZ CARLOS SARAIVA LESSA - Advogado, jornalista, historiador e compositor, nascido em Piratini. Possui obra literária invejável. Foi secretário da cultura do Estado, compositor das músicas Negrinho do Pastoreio, Quero-quero, Balseiros do Rio Uruguai, Levanta Gaúcho. Possui vários trabalhos literários.

Postagem retida do Boca Braba


segunda-feira, 13 de abril de 2009

Vendo COBERTURA Sendero Campanario - CHILENO PURO

contato referente a cobertura: fmassolini@credeal.com.br

Rodeio de Nova Araçá

Metendo corda nas duplas do rodeio, valendo uma moto e representando o CTG Quero-Quero de Lajeado.

Mateando...

Mateando na Hotelaria e Centro de Doma Recanto do Costão em Lajeado. Desde já agradecendo a confiança dada a nós pelo grande amigo Cezão, capataz geral do CTG e coordenador campeiro geral da 24ªRT. Grande quebra costela.