quarta-feira, 20 de julho de 2011

CONCURSO Espeto de OURO - Inscrições em andamento -> PARTICIPEM, VOTEM


Oi Fernando,

Tudo bem contigo?

Estamos fazendo um projeto bem legal, envolvendo a tradição gaúcha, e lembramos do teu blog, já que ele traz muitas informações  relevantes sobre a nossa cultura! O projeto é, na verdade, um concurso. Trata-se do Concurso Espeto de Ouro. Ele é patrocinado pela LeBon e vai escolher o melhor assador de churrasco do Rio Grande do Sul. O concurso já é um sucesso, com centenas de inscrições. Mas nosso objetivo é alcançar um número cada vez maior de gaúchos, de todas as regiões.

O concurso vai ocorrer em duas etapas. Na primeira fase – fase eliminatória - o voto é popular. O participante entra no site, publica uma foto fazendo churrasco e diz o porquê de ser o melhor assador do RS. Os 3 mais votados pelo público vão para a grande final, que ocorre no dia 21 de agosto. Nesse dia, os 3 assadores vão arregaçar as mangas e preparar um churrasco para alguns jurados que adoram o assunto. Vão participar desse júri gente como a galera dos Destemperados, O Bairrista e o Deco, proprietário da famosa churrascaria Komka.

A fase eliminatória já está rolando desde sexta-feira, dia 8 de julho, e todos aqueles que amam fazer um churrasco poderão participar do Concurso Espeto de Ouro LeBon até o dia 8 de agosto, através do site www.espetodeourolebon.com.br.

Além do site, o concurso conta ainda com um blog com dicas de churrasco ( www.espetodeourolebon.com.br/blog), um twitter @gauchoassador, uma fan page no Facebook (http://www.facebook.com/pages/Espeto-de-Ouro/232309320126485) e um perfil no Orkut.

Seria muito legal poder contar com tua participação na disseminação do concurso para a tua audiência, e também concorrendo ao título, ainda dá tempo!!

Um abraço,

Gabriela Guerra

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Obrigado Gabriela pelo convite mas vou ficar apenas no VOTO pois ainda me considero apenas um assador mediano (modelo básico), mas se fosse concurso de melhor caipirinha, com certeza eu estaria dentro hehehhheh

Indiada, vamos participar do concurso se escrevendo ou apenas VOTANDO. Afinal, é nossa cultura, nossos costumes e devemos prestigiar iniciativas como estas.

Parabéns a toda organização e baita abraço.

"Rádio Terrunha" - Sugestão do PELEGO




por João Pelego


"Faaala tche, como que ta? ei, da uma escutada na www.radioterrunha.com.br, cara, os tche só tocam música de fundamento, da uma divulgada no blog la, diz que o @Joao_pelego recomendou, e daí, muita corda?? grande abraço xiru."

- - - - - - - - - - - - - - -

Baita sugestão do Pelego que ta lá pelas bandas de Santa Catarina mas não perde de forma alguma a essência da música nativista, e tá de banda nova agora. Tchê, quando puder manda trabalhos pra nós né.

Feliz dia do amigo parceria, "demorei mas publiquei..." maizááá

Baita abraço.

Mazááá - "9º Festival Viola de Todos os Cantos - Onde mora o sabiá


9º Festival Viola de Todos os Cantos
Poços de Caldas - Minas Gerais

Intérprete: Nilton Ferreira
Letra: Neumo José Beck
Música: Nilton Ferreira

A 9ª edição do Festival Viola de Todos os Cantos, na categoria Regional, teve como grande vencedora a canção "Onde mora o sabiá", de Nilton Ferreira, de Jaguari, Rio Grande do Sul.

Baixe o Adobe Flash Player

Onde mora o Sabiá

Neste meu lugar
um pequenino pedaço de terra, este é meu lugar
neste meu lugar
tem flor e magia, poeta e poesia e mora o sabiá
neste meu lugar
tem bichos e paz, este é meu lugar
tem um sábio da vida que em contra partida me ensina a esperar
neste meu lugar
as vezes se canta na voz de um sabiá cantador
sem partitura é a vida de quem nasceu sonhador

Neste meu lugar as vezes se canta na voz de um sabiá cantador
sem partitura é a vida de quem nasceu sonhador
neste meu lugar, quem sabe a cantador
neste meu lugar as vezes se canta na voz de um sabiá cantador
sem partitura é a vida de quem nasceu sonhador
neste meu lugar, tem um sabiá cantador

Neste meu lugar
pode ser perto ou longe não importa o horizonte a este meu lugar
neste meu lugar
a pureza do dia se faz melodia na voz do sabiá
neste meu lugar
tem lua formosa, perfume de rosa, este é o meu lugar
não tem a alma vazia, tem luz que radia o meu sabiá
neste meu lugar
as vezes se canta na voz de um sabiá cantador
sem partitura é a vida de quem nasceu sonhador

Neste meu lugar as vezes se canta na voz de um sabiá cantador
sem partitura é a vida de quem nasceu sonhador
neste meu lugar, quem sabe a cantador
neste meu lugar as vezes se canta na voz de um sabiá cantador
sem partitura é a vida de quem nasceu sonhador
neste meu lugar, tem um sabiá cantador

Grande Nilton Ferreira

Hoje estou fazendo 40 anos de vida,quiz o destino que eu nascesse no dia do amigo, então eu convido a todos os meus amigos  que quizerem dar um presente que procure um hospital mais proximo e doe sangue ok? Não é pra mim  quero deixar claro. Mas será pra quem estiver precisando.quem não pude doar faça um teste de medula no cadastro nacional. Desde já agradeço o presente de coração a todos vcs que me acompanham a tanto tempo nesta estrada.

- - - - - - - - - - - - - - - - -

Feliz aniversário e dia do amigo parceria.

terça-feira, 19 de julho de 2011

Resistamos !

Foto Ricardo Ribas

por Jader Marques

Tenho conversado com pessoas. Na verdade tenho ouvido muito o que as pessoas têm conversado comigo. Algumas vezes até falo alguma coisa. Tenho observado, quase imóvel, os movimentos agitados dessas pessoas, correndo, correndo, correndo... Tenho assistido a derrocada dos valores, dos princípios, das boas maneiras e das boas ações. O certo dando lugar ao rápido; o justo dando lugar ao fácil; o bonito virando produto; a madeira virando plástico; enfim, tenho visto a felicidade ser empacotada e carimbada para estar pronta a ser remetida pelo sedex, já que o cartão de crédito foi aceito e o serviço de compras pela internet não falha. Tenho sentido uma espécie de angústia por tudo isso. Sinto alguma coisa parecida com o desespero de quem não pode salvar o afogado. Sabe que não vai morrer, mas sabe também que não está salvando aquele que sofre. Tenho mudado cada coisa errada que percebo na minha própria vida e tenho contribuído para que todos enxerguem mais do que estão apenas vendo (alguma coisa parecida com a “mulher do médico” no clássico ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA do Saramago). Tenho percebido que não basta termos olhos, sobretudo, quando sinto a necessidade de fechá-los para, só assim, tentar ver alguma coisa. Essa angústia me faz procurar alguém na multidão. Alguém que saiba o valor do que realmente tem valor. Sinto-me, de certa forma e com algum constrangimento, um resistente. E, nesta condição, penso que devo procurar os meus iguais na multidão. Na massa que corre, mas não sabe a direção e, por isso, não chega. Quem vai a qualquer lugar, nunca sabe quando chegará. No meio dessa gente faminta, gafanhotos consumistas desesperados, há pessoas que param diante da flor, do sol, da lua, do perfume, da faixa de segurança. No meio da fumaça, alguém deve estar incomodado com o caminho seguido por esta humanidade entorpecida ou com a falta de um caminho. A resistência é indispensável. Reconhecer o igual e, portanto, diferente dos demais, é tarefa que me faz alerta. Carrego a responsabilidade de manter vivo o sonho que eu tive quando criança, de que um dia voaria, de que seria invisível e que só tomaria banho quando isso fosse realmente necessário, mas nunca para agradar a estranhos que apertavam as minhas bochechas. Nossos filhos e os filhos deles precisam ter o direito de sonhar os sonhos puros que sonhamos, sem pensar que a felicidade ou a paz depende de raios disparados por criaturas robóticas, lutando contra o mal numa galáxia dominada pelo desejo de poder e fortuna. E quem, além das crianças, sabe o que é felicidade, liberdade, amizade, afeto, etc. Se o cara está certo e não fazemos amigos, mas apenas os reconhecemos, então tenho vivido a angústia de deplorar o mundo em que vivo, esperançoso de encontrar nos olhos de um certo alguém, um igual, um resistente, um ímpar, um único. Sejamos os retrógrados, os ultrapassados, os caretas, enfim, aqueles que continuarão, apesar dos pesares, a acreditar na felicidade, na paz e no amor. Resistamos!

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Festiqueijo 2011 - CARLOS BARBOSA

Excelente programação do festival, dando ênfase a música nativista.


PROGRAMAÇÃO
SEXTA DIA 15
20:30 - Vando Lipert & Banda (Country Rock)
SÁBADO DIA 16
12:30 - Cristiano Quevedo (Nativista)
15:00 - Chrystian e Cleber (Sertanejo Universitário)
19:00 - Voz do Brasil (MPB / Pop Rock Nacional)
20:30 - Mágica Ilusão (Pop Rock)


DOMINGO DIA 17
12:30 - Ragazzi Dei Monti – (Show Italiano)
15:00 - Trio Abagualado (Nativista)


SEXTA DIA 22
20:30 - Joce Sampaio e Banda (Gaúcha e Sertanejo Universitário)


SÁBADO DIA 23
12:00 - Orquestra Metais em Brasa (Folclore Alemão)
14:00 - Grupo Ricordi (Show Italiano)
19:00 - Dama Shock (Rock Anos 60)
20:30 - Fúlvio Motta Trio (Clássicos do Rock) 


DOMINGO DIA 24
12:30 - Grupo Estirpe Campeira (Nativista) 
15:00 - Os Colonos Zo Scarpon (Folclore Italiano / Humor)


SEXTA DIA 29
20:30 - Beto Pires (Musical Humorístico)


SÁBADO DIA 30
12:30 - The Borges (MPB e Pop Rock)
15:00 - Joce Sampaio (MPB e Pop Rock)
19:00 - Engenheiro Camim (Rock)
20:30 - Paullo Costa (Nativista)


DOMINGO DIA 31
12:30 - Délcio Tavares (Ítalo-Nativista)
15:00 - Pepeu Gonçalves (Nativista)
20:00 - Mukifus Band (Brega/Sertanejo)

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Mazááá - "10º Serra Campo e Cantiga" - Por uma sombra no povo

10º Serra Campo e Cantiga / 2010
Veranópolis

Intérprete: Rainieri Sphor
Música: João Carlos Batista de Deus / Eduardo Munoz / Ângelo Franco / João Bosco Ayala Rodrigues


"A obra que aborda um tema baseado em fatos reais, a história do cavalo que pereceu em pleno centro da capital gaúcha e teve sua carcaça foi devorada por um enxame de abelhas. Bela e efusiva interpretação de Sphor. A obra foi a segunda colocada do festival."





Chamou atenção do pago um retrato no jornal
de um cavalo estendido no centro da capital
enquanto lia o relato meu mate desmoronava
igual ao mundo do zaino que o despilchado montava
o pingo bem amarrado mal percebeu a surpresa
e descansou para frente sem ter direito a defesa
abelhas ergueram rancho entre cimento e fumaça
trocaram a própria vida por uma sombra na praça
por uma sombra na praça


Era uma flor de cavalo talvez por isso o engano
os bichos perdem o prumo quando se tornam urbanos
partiu recorrendo gente não mais cochilhas e gado
mas se morressem no campo ninguém teria notado


Essa briga por espaço mostra o instinto dos bichos
bem diferente dos homens que se matam por capricho
será um soldado inocente se a sociedade não é
a redenção com certeza é tocar a vida apé


Se foi um pingo de lei cumprindo castigo infame
de trabalhar na cidade tal como fez o enxame
por certo já tinha ido dez de que veio pra o povo
na falta de um funeral agora morre de novo
agora morre de novo


Era uma flor de cavalo talvez por isso o engano
os bichos perdem o prumo quando se tornam urbanos
partiu recorrendo gente não mais cochilhas e gado
mas se morressem no campo ninguém teria notado