terça-feira, 12 de maio de 2009

DICIONÁRIO GAÚCHO

CHINCHA

Também chamada de barrigueira, a Chincha é a segurança total dos arreios. A Chincha deve ser apertada no cavalo de acordo com o trabalho à realizar. Se for para arrastar um barril de água ou lenha no mato, a Chincha deve ser colocada bem no sovaco. Porém se for para o trabalho de laçar uma rês, deve ser apertada sobre o osso do peito. Para passeio ou viagem, deve ser posta bem no meio da barriga do cavalo.

RABICHO

O Rabicho é mais uma peça para a segurança dos arreios, pois evita que estes corram para o pescoço do cavalo. O Rabicho é mais usado nas zonas onde existe elevações e baixadas. Tanto a peiteira como rabicho, fazem parte do preparo e ambos devem figurar em um cavalo encilhado de bom gosto.

ILHAPA

É a parte mais grossa do laço, presa a argola, tendo de quatro a cinco palmos de comprimento. A Ilhapa é feita separadamente do corpo do laço e a ele ligada por uma trama especial. O peso da Ilhapa tem, também importância no manejo do laço, influindo nas condições de equilíbrio necessárias a perfeita movimentação da armada.

PEALO DE CUCHARRA

Pealo é o ato de laçar o animal pelas mãos, quando este vai correndo, o que lhe ocasiona um soberbo tombo. Chuchara no espanholismo diz-se colher.

CAVALO QUEBRADO NA BOCA

É aquele que por maus tratos do cavaleiro a golpe e sofrenaço, ficou com uma lesão na mesa da queixada. É um cavalo sem confiança, pois quando exigido no freio, escapeteia para os lados e se desgoverna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tchê, é um prazer receber seu comentário e/ou sua crítica, fique a vontade para soltar o verbo e muito obrigado por sua participação. Forte abraço.