segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Guasqueiro é a arte gaúcha do couro cru.



A palavra guasqueiro vem de guasca, que significa pedaço ou tira de couro cru, sendo o guasqueiro, aquele que faz trançados exclusivamente com este material.

A origem deste ofício remonta ao período de colonização espanhola e portuguesa na América do Sul, quando o “gaúcho histórico” começava a desbravar os campos do Rio Grande do Sul e dos países do Prata, caçando o gado selvagem abandonado pelos jesuítas espanhóis. Nesta época, surgia, então, o trabalho do guasqueiro, que era o de fabricar artigos de couro para montaria. Os cavaleiros aproveitavam o tempo livre em dias de chuva e em períodos de ócio entre as guerras para desenvolver complexos trançados de couro, destinados não somente para deter e guiar a sua montaria, mas também para embelezá-la.
Com a divisão dos campos em estâncias, o gaúcho tornou-se peão de campo e a atividade de guasqueiro manteve-se viva no cotidiano. Alguns passaram a se dedicar exclusivamente à profissão e a fabricar os aperos. Atualmente, com o crescimento dos criatórios de eqüinos no Estado e o renascimento do tradicionalismo, os guasqueiros reaparecem com força total.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tchê, é um prazer receber seu comentário e/ou sua crítica, fique a vontade para soltar o verbo e muito obrigado por sua participação. Forte abraço.