sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

João Luiz Corrêa critica mudança dos "tchês"



Leia a versão ampliada da entrevista com o gaiteiro e cantor João Luiz Corrêa, que publiquei na coluna Roda de Chimarrão, no Diário Gáúcho, deste final de semana:

Blog Como você vê esse terno às raízes dos grupos tchê?

João Luiz Foi copiado um estilo de música lá do nordeste, mal feito até, uma barulheira. É uma música que perdeu qualidade musical, empobreceu. É um desrespeito muito grande com os grupos antigos, como Os Mirins, Os Bertussi, Os Serranos. Na época (em que João Luiz tocava no Tchê Barbaridade) eu mudei de grupo e me deram seis meses de vida, outros mais generosos me deram dois anos nesse tipo de música (campeira).

Blog Você acha que os CTGs devem acolher esses grupos de volta?

João Luiz Eu se fosse patrão eu não aceitaria. Aquelas pessoas que crucificaram o tradicionalismo acho que esses nem mereciam botar uma bombacha de volta. É uma traição.

Blog Seria o caso do Luiz Cláudio?

João Luiz Todos os que fizeram esse lado aí. O Tchê Barbaridade fez. Compraram uma idéia ilusória. Eles fizeram um veneno que eles não conseguiram arranjar uma forma de matar esse veneno.

Blog Agora, tu também não te considera um campeiro moderno?

João Luiz Isso também não é fugir do tradicional? Não podemos parar no tempo, viver do baile de candeeiro. Se nós fôssemos de morrer abraçado na espada, deveríamos tocar hoje de gaita e de pandeiro. E a cerveja tinha que ser gelada em um buraco, como era antigamente, e não num freezer, como é hoje. A maquiagem a gente pode dar uma ajeitada. Mas não a essência.

Blog César Oliveira & Rogério Melo são campeiros como você e saíram em defesa dos tchês que querem voltar às origens. Você acha que eles estão agindo corretamente?

João Luiz Acho que não, me surpreende que eles tenham agido nessa forma. Eles vendem outra idéia.

Blog Qual o caminho, então, para um grupo tchê que não está fazendo o sucesso esperado e que, assim, pretende voltar às origens?

João Luiz Acho que eles tem que ver onde erraram e corrigir o erro. Quem sabe vai ser vendedor de baile, de show, quem sabe tocar num grupo. Mas não achar que pode brincar, tira bombacha, bota bombacha.

Fonte: Blog Roda de Chimarrão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tchê, é um prazer receber seu comentário e/ou sua crítica, fique a vontade para soltar o verbo e muito obrigado por sua participação. Forte abraço.