quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Em BRASÍLIA o MAIOR CHURRASCO DO MUNDO

Texto enviado pelo parceiro do blog, senhor Hilton Luiz Araldi.
Um grupo conduzindo cerca de 100 bois e cavalos chamou a atenção na capital do país, a atração se tratava de uma cavalgada que passou pelas ruas da cidade com o intuito de convidar os brasilienses para a 1° edição do evento gaúcho Fenatchê, que será realizada de 10 a 19 de dezembro no Pavilhão do Parque da Cidade.

Por causa da chuva, a cavalgada que estava marcada para ter início às 9h, só começou por volta das 11h; contudo, o mau tempo não desanimou os integrantes. Bois, cavalos, burros, mulas e até um búfalo foram trazidos de várias regiões do DF para compor a boiada. Em meio aos carros, o grupo passou pelas ruas do centro da cidade em um percurso de 19 quilômetros. O organizador do Evento, Adelino Barbosa, afirma que a iniciativa é uma interação cultural. "É uma forma de interagir a área rural com a urbana", enfatizou.

Durante a cavalgada, os organizadores da Fenatchê promoveram um recorde diferente. Eles lançaram o desafio de assar o maior churrasco do mundo. "Vamos fazer um churrasco com 28 toneladas de carne, um total de mais ou menos de 120 bois e bater o recorde", anunciou o presidente da Fenatchê, Raul Canal. Segundo ele, o churrasco será preparado durante o Evento, dia 18 de dezembro, no Parque da Cidade. “A carne será assada conforme a tradição gaúcha, em 420 metros lineares de vala que serão abertos na área do Pavilhão ExpoBrasília, onde vão ser perfilados 5,8 mil espetos de taquara com 5 quilos de carne cada”, afirmou. O petisco gaúcho irá servir aproximadamente 60 mil pessoas e doado para instituições de caridade. Portanto, as entidades interessadas deverão se inscrever no site da Fenatchê (www.fenatchê.com.br).

Atualmente, o título do Guinness Book , de maior churrasco do mundo é do Paraguai. O País vizinho garantiu um lugar no livro dos recordes, em 2008, com 26.715 quilos de carne e mais de 40 mil participantes.

No dia, os organizadores também irão fazer o maior chimarrão do mundo. Durante a cavalgada de ontem, eles desfilaram com uma cuia de 5,5 metros de altura, que comportará 500 litros de água e uma tonelada de erva mate. Os visitantes da Fenatchê poderão provar a bebida gaúcha, que será aquecido por um termostato, e terá a bomba adaptada e higienizada após cada uso. Para garantir essas façanhas, auditores do Guinness estarão presentes no evento. O presidente conta que o objetivo é difundir a cultura da bebida tão apreciada pelos gaúchos. "O chimarrão tem diversas propriedades medicinais, combate o colesterol, faz bem para o coração, mas quase ninguém sabe desses benefícios. Se todos conhecessem garanto que seria mais popular que o cafezinho", declara Canal.

Segundo o presidente, além das atrações, a Fenatchê terá uma extensa programação. "Será um evento cultural e gastronômico, uma mistura da região Sul com o Centro Oeste. O objetivo é difundir e divulgar a cultura do Rio Grande do Sul. Teremos exposição de animais, shows musicais, entre outras atrações", conta Canal.

A previsão é que cerca de 300 mil brasilienses passem pela Fenatchê durante os nove dias. Quem for ao local terá uma mostra do Rio Grande do Sul. O evento reunirá mais de 500 expositores em espaços ambientados com a temática gaúcha. Algumas áreas serão destinadas para assar costelões, boi no rolete, carneiros inteiros a moda campeira e muitas outras atrações gastronômicas. O público também poderá participar de oficinas, que terão dicas de como preparar os típicos assados do Sul. A Fenatchê tem como apoiadores os governos do Rio Grande do Sul (RS) e do Distrito Federal e diversas entidades, como a Federação de Associações dos Municípios do RS, a Federação das Indústrias do RS, a Associação Brasileira da Indústria Hoteleira, o Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore e o Movimento Tradicionalista Gaúcho.
Regalo: Jornal Tribuna do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tchê, é um prazer receber seu comentário e/ou sua crítica, fique a vontade para soltar o verbo e muito obrigado por sua participação. Forte abraço.