quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Mestre BEZ BATTI: TRADUZINDO A ASPEREZA DA PEDRA

Como de rotina a Tânia sempre consegue me surpreender com seus textos perfeitos, exaltando nossos artistas gaúchos.

Muchas gracias.

- - - - - - - - - - -

Caro Fernando,

uma colaboração para o Na Hora do Amargo.
Abraços e bom final de semana.
Tânia

por Tânia Du Bois

“Ao mestre João Bez Batti por traduzir a aspereza da pedra, a leveza e o brilho das esculturas.


“Sente na pedra / a finitude / e a ultrapassa /
em golpes / (as razões) irracionais dos atalhos /
como amar a solicitude / e aos gritos expulsar /
do ato a insignificância // - os dias rápidos
em passagens / permanecem: na pedra
a permanência / aguarda nova explosão - //
a transformação se adensa / em novas formas /
e polimento / e a pedra está além / da finitude:
o infinito / da obra / acabada.” Pedro Du Bois

A arte está focada em estimular a criatividade através de exclusivos sensores de imagem que disponibilizam os “olhos” para guardá-las.

Batti canaliza sua criatividade através das esculturas em basalto, o que acontece continuamente na sua produção com maior variedade e formatos. Para desenvolver o seu talento, o escultor busca experiências concretas de superação de desafios e o foco nos objetivos, sempre relacionado intimamente com a lapidação da pedra. Peças demonstram que a pedra - ritmo e movimento - exerce funções fundamentais na criação do artista.

Batti possui o talento, a criatividade e asas para voar na imaginação, mas o traço em comum vai além, retrata o mundo em uma ampla “coleção” de imagens, traduzindo a aspereza da pedra.

Espalhou sua criação pelo mundo e continua focado no desenvolvimento de novas esculturas, primeiro, em desenho, depois, sucessivamente, em basalto. Destaca as pedras onde revela o domínio da anatomia; apresentadas em diferentes cores e esculpidas em diferentes formas... um trabalho com traço firme e rigoroso, emocionando o espectador.

Esse gaúcho, que conquistou o seu espaço nas artes plásticas, confere o papel de espelho às pedras; ele as vivifica ao transformá-las em objetos de arte.

Abra os olhos e comece a planejar uma visita ao ateliê do artista, nos Caminhos de Pedra, na Linha São Pedro, em Bento Gonçalves, RS. É a oportunidade de viver o momento em que o basalto e a arte se encontram e de conhecer o escultor e as suas obras, inesquecíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tchê, é um prazer receber seu comentário e/ou sua crítica, fique a vontade para soltar o verbo e muito obrigado por sua participação. Forte abraço.