quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Churrasco da Semana Farroupilha


por Rafael Kohanoski Ribeiro

Foi no 20 de setembro que vi o quanto representa a nossa tradição ao povo Santanense, em especial, ao CTG Jaime Caetano Braun. O CTG que leva o nome de um dos mais admirados ícones da história da cultura gaúcha, "O Pajador", poeta, compositor e um baita homem Jaime Caetano Braun, nascido em 30 de janeiro de 1924 na Bossoroca, na época distrito de São Luiz Gonzaga, e teve por fim da sua tão consagrada vida o dia 8 de julho de 1999 na capital do Rio Grande.

O CTG foi fundado no dia 30 de julho de 1999 com o principal objetivo de enaltecer o culto as tradições gaúchas, buscando desenvolver projetos sócio-cívico-culturais e tem como lema "União e Lealdade". E a união dos índios e das prendas deste CTG fazem com que o trabalho deles seja conhecido e reconhecido nos quatro cantos do Rio Grande, a paixão com que vimos os componentes do CTG servindo as pessoas que lá estavam no 20 de setembro, e em todos dias da Semana Farroupilha merece simplesmente o nosso PARABÉNS!!!

Na noite do 19 de setembro, simplesmente foram servidos mais de 700 jantares, um mexido de carne de ovelha de come de joelhos, antes de começa o arrasta-pé do Arrastapé (Grupo de música tradicionalista www.arrastapé.com.br ). Naquela ocasião podemos presenciar a preocupação da entidade no bem servir, e na proposta de plantar no coração dos jovens a semente do tradicionalismo, pois vimos as apresentações magníficas das Invernadas Artítiscas Mirim e Juvenil do CTG cultuando em forma de dança as nossas tradições.

No feriado do 20 de setembro, após fazer um desfile impecável com mais de 680 cavaleiros no maior Desfile Tradicionalista do mundo, a patronagem e seus colaboradores receberam na sua sede cerca de 1.300 pessoas, isso mesmo, 1.300 pessoas para confraternizar o churrasco do 20 de setembro.

Foram assados 680 kg de costela bovina pelos assadores Geci, Fabiano, Xisto Ernesto, Sérgio Reinaldo e o Davi, estes homens começaram a se mexer por volta das 6 horas da manhã para que estivesse tudo dentro dos conformes ao meio dia para receber todo esse público.

Fomos recebidos pelo Patrão da entidade, o Sr. Dilmair Ceolin, uma pessoa de simplicidade invejável e de um carisma por parte de todos que lá estavam que merece nosso reconhecimento de dizer que este sim é um verdadeiro GAÚCHO, por que estas são as verdadeiras qualidades do homem do Rio Grande.

Nos foi apresentado também à pessoa do Sr. Mauro Silva, caseiro da entidade e um dos fundadores do CTG, outra pessoa de qualidades simples e maduras.

As prendas, ahhh....as prendas, jovens de beleza ímpar e possuidoras de um brilho nos olhos que nos deixa certos de que as nossas tradições serão muito bem levadas ao futuro e o encontro de novas gerações para perpetuação do orgulho Farroupilha.

E o churrasco?? Bahhh...especial de primeira uma carne assada ao ponto de não sobra nem pro's cusco.

Bueno, para dar fim ao papo, fica a imagem que nunca mais vai sair da minha lembrança, a imagem da minha filha ao meu lado, tropeando tudo isso para trazer a vocês um pouco do que é este mundo, o nosso mundo do Tradicionalsmo Gaúcho. Vê-la ali ao meu lado, tipicamente vestida, e não por imposição, mas por amor verdadeiro e puro de uma criança pelo momento vivido naqueles dias, me faz pensar que esse amor e orgulho pela nossa história é incomparável a qualquer outro tipo de movimento ou culto que exista na Terra. E vocês sabem o que é mais interessante? Que no caso da Minha Prenda, a Cecília, ela é nascida em Santa Catarina, assim como tantos outros Catarinenses, Mato Grossenses, Cearenses, Americanos, Belgas, Franceses, Japoneses, que assim que conhecem a cultura do Nosso Povo Farrapo apenas... se apaixonam.

Santana do Livramento - Terra Farrapa
20 de setembro de 2011


Regalo: assadorgaucho.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tchê, é um prazer receber seu comentário e/ou sua crítica, fique a vontade para soltar o verbo e muito obrigado por sua participação. Forte abraço.