quarta-feira, 24 de agosto de 2011

14ª Jornada de Literatura de Passo Fundo discute rumos da leitura e convergência com



Escritores e intelectuais do Brasil e de diversas partes do mundo estão reunidos desde o dia 22 neste evento que segue até o dia 26 de agosto em um dos maiores eventos de literatura do País. Comemorando 30 anos de existência,  a Jornada Nacional de Literatura de Passo Fundo traz nomes como os portugueses Gonçalo Tavares e Tatiana Salem Lévy, os argentinos Alberto Manguel e Beatriz Sarlo, os franceses Roger e Anne-Marie Chartier e o tunisiano Pierre Lévy.  Entre os nacionais, Mauricio de Sousa, Ziraldo, Tony Bellotto, Elisa Lucinda, Edney Silvestre e Eliane Brum. Eles participarão de debates, palestras e bate-papos com leitores, em uma semana inteira de grandes atrações literárias e culturais.

A influência de novos meios de comunicação e transmissão de informação e conhecimento e seu impacto na vida de novos e antigos leitores serão discutidos entre escritores consagrados, artistas e diversos outros atores culturais durante a 14ª Jornada Nacional de Literatura de Passo Fundo, entre os dias 22 e 26 de agosto, no Circo Literatura, Campus I da Universidade de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul. Com o tema “Leitura entre nós: redes, linguagens e mídias”, a programação inclui palestras, conversa com autores, cursos, espetáculos musicais, teatrais e de dança, oficinas, filmes e exposições.

Completando 30 anos de existência, a Jornada Nacional de Literatura de Passo Fundo volta a agitar novamente a cena literária em sua 14ª edição, com participação de escritores de todo o mundo. Neste ano, o evento recebe os portugueses Gonçalo Tavares e Tatiana Salem Lévy; os argentinos Alberto Manguel e Beatriz Sarlo; os franceses Roger e Anne-Marie Chartier; e o tunisiano Pierre Lévy. Dos autores brasileiros, Mauricio de Sousa, Ziraldo, Tony Bellotto, Elisa Lucinda, Edney Silvestre e Eliane Brum estão entre os escritores que vão representar a literatura 
nacional.

As atividades da Jornada abrangem todos os segmentos de leitores, mas o mais jovem vai receber atenção especial neste ano. Além da sexta edição da já tradicional Jornadinha Nacional de Leitura, destinada ao público infanto-juvenil, em 2011 será realizado o Simpósio Internacional de Literatura Infantil e Juvenil – Literatura para crianças e jovens: por um novo pensamento crítico. As atrações para o público jovem incluem ainda a primeira Jornight, destinada a pessoas na faixa entre 15 e 25 anos e que vai reunir cerca de 1.000 pessoas.

A Jornada de Literatura é realizada a cada dois anos e atrai milhares de interessados do mundo das letras. Em 30 anos, se firmou como um dos mais importantes eventos do País de incentivo à leitura e à escrita, reunindo nomes consagrados e aproximando autores de todo o planeta e leitores em debates e conversas sobre os mais diversos temas referentes à literatura. O número de participantes em uma mesma edição chegou à casa dos 30 mil em 2009 e na somatória das três décadas, superou 130 mil. A quantidade de escritores que já passaram pelo evento atinge a marca de 804, somando também a Jornadinha e os demais eventos paralelos.

Integram ainda a programação da 14ª Jornada Literária de Passo Fundo o 10º Seminário Internacional de Pesquisa em Leitura e Patrimônio Cultural, sob o tema Culturas, Leituras e Interações: das comunidades orais às redes sociais; o 4º Encontro Nacional da Academia Brasileira de Letras; o 3º Encontro Estadual de Escritores Gaúchos; e o 2º Seminário Internacional de Contadores de Histórias.

A coordenadora e idealizadora, Tânia Rösing, comenta que no terceiro milênio, as Jornadas de Passo Fundo se integram conscientemente a uma era na qual o saber, o trabalho, a leitura e a imaginação passam por experiências interpessoais e pela inteligência coletiva: “Por isso, a Jornada, na defesa da leitura para todos, propôs em sua história refletir sobre a arte em todas as suas formas, das manifestas pela oralidade popular às engendradas pelas mídias eletrônicas, das estabelecidas nas comunidades orais às distribuídas descontroladamente na sociedade em rede”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tchê, é um prazer receber seu comentário e/ou sua crítica, fique a vontade para soltar o verbo e muito obrigado por sua participação. Forte abraço.