quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Não Rolou... Não Aconteceu... Não Cresceu...


por Evair Suarez Gomez

Para quem lê estas três palavras, até por um instante chega pensar que estou falando de algum desempenho sexual masculino. O sentimento seria quase isso, mas não é.

Como bom amante da música nativista do meu Estado, eu estava esses dias de ouvido parado prestando atenção nas músicas, entrevistas e comentários dos profissionais do rádio que fazem a cobertura desses eventos o qual eu participo e, sem dúvida nenhuma, sou um grande admirador. Apresentadores no palco davam a ficha técnica, autor da letra, autor da melodia, músicos acompanhantes e... ‘’lá vai a música’’.

Música apresentada e começam a chegar os COMENTÁRIOS.

Não rolou, não aconteceu, não cresceu...

Não sei de onde tiraram que a música tem que crescer. Música é musica minha gente. Conjunto de letra, melodia, harmonia, arranjo. Isso caracteriza uma música, e não se ela cresceu ou deixou de crescer. Acham que toda a música do meio pra o fim - ali depois do estribilho - tem que crescer. Até surgem os comentários, ah... que poema bonito... ah... que baita interpretação..., mas a música não cresceu.

A maioria das pessoas tem como referência que a música boa tem que vir ‘’AOS GRITOS E PELEGAÇOS’’, senão, não cresceu.

Imaginem o quê seria do Caetano Veloso, Chico Buarque, Djavan, Tom e outros tantos. Ainda bem que eles não mandam músicas para os nossos festivais. Imaginem a frustração deles logo após a apresentação. Ah... a música era boa, mas não cresceu. E o quê seria de nós amantes da música nativa sem ESQUILADOR, ROMANCE DE FLOR E LUNA, FUNERAL DE COXILHA, entre tantas outras que GRAÇAS A DEUS não cresceram.

A música tem dois lados, ou ela é boa ou ela é ruim. Colocamos nossas opiniões nos lugares que elas têm que estar, a letra tem erro aqui ou ali, a melodia não ficou boa, não casou com a letra. Mas por favor, chega dessa opinião e dessa ‘’frescura’’ que a música não cresceu.

Regalo: RadioSul.Net

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tchê, é um prazer receber seu comentário e/ou sua crítica, fique a vontade para soltar o verbo e muito obrigado por sua participação. Forte abraço.