sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Arnaldo Jabor falando do Rio Grande do Sul...

Indiada, esse texto é de arrepiar qualquer ser honrado que se diga autêntico gaúcho, inclusive meus olhos estão com lágrimas de emoção. Muito lindo!

Sempre fui fã desse loKo.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

por Arnaldo Jabor

"Pois é. O Brasil tem milhões de brasileiros que gastam sua energia distribuindo ressentimentos passivos. Olham o escândalo na televisão e exclamam ‘que horror’. Sabem do roubo do político e falam ‘que vergonha’. Vêem a fila de aposentados ao sol e comentam ‘que absurdo’. Assistem a uma quase pornografia no programa dominical de televisão e dizem ‘que baixaria’. Assustam-se com os ataques dos criminosos e choram ‘que medo’. E pronto! Pois acho que precisamos de uma transição ‘neste país’. Do ressentimento passivo à participação ativa. Pois recentemente estive em Porto Alegre,onde pude apreciar atitudes com as quais não estou acostumado, paulista/paulistano que sou. Um regionalismo que simplesmente não existe na São Paulo que, sendo de todos, não é de ninguém. No Rio Grande do Sul, palestrando num evento do Sindirádio, uma surpresa. Abriram com o Hino Nacional. Todos em pé, cantando. Em seguida, o apresentador anunciou o Hino do Estado do Rio Grande do Sul. Fiquei curioso. Como seria o hino? Começa a tocar e, para minha surpresa,todo mundo cantando a letra! ‘Como a aurora precursora do farol da divindade, foi o vinte de setembro o precursor da liberdade’. Em seguida um casal, sentado do meu lado, prepara um chimarrão. Com garrafa de água quente e tudo. E oferece aos que estão em volta. Durante o evento, a cuia passa de mão em mão, até para mim eles oferecem. E eu fico pasmo. Todos colocando a boca na bomba, mesmo pessoas que não se conhecem. Aquilo cria um espírito de comunidade ao qual eu, paulista,não estou acostumado. Desde que saí de Bauru,nos anos setenta, não sei mais o que é ‘comunidade’. Fiquei imaginando quem é que sabe cantar o hino de São Paulo. Aliás, você sabia que São Paulo tem hino? Pois é… Foi então que me deu um estalo. Sabe como é que os ‘ressentimentos passivos’ se transformarão em participação ativa? De onde virá o grito de ‘basta’ contra os escândalos, a corrupção e o deboche que tomaram conta do Brasil? De São Paulo é que não será. Esse grito exige consciência coletiva,algo que há muito não existe em São Paulo. Os paulistas perderam a capacidade de mobilização. Não têm mais interesse por sair às ruas contra a corrupção. São Paulo é um grande campo de refugiados,sem personalidade, sem cultura própria, sem ‘liga’. Cada um por si e o todo que se dane. E isso é até compreensível numa cidade com 12 milhões de habitantes. Penso que o grito – se vier – só poderá partir das comunidades que ainda têm essa ‘liga’. A mesma que eu vi em Porto Alegre. Algo me diz que mais uma vez os gaúchos é que levantarão a bandeira. Que buscarão em suas raízes a indignação que não se encontra mais em São Paulo. Que venham, pois. Com orgulho me juntarei a eles. De minha parte, eu acrescentaria, ainda: ‘…Sirvam nossas façanhas, de modelo a toda terra…"

5 comentários:

  1. LINDO, ADOREI O TEXTO.
    NÃO NASCI NO RIO GRANDE DO SUL, SOU DE JOINVILLE- SANTA CATARINA, MAS DESDE QUE ME CONHEÇO POR GENTE ADORO E SIGO A CULTURA GAUCHA, PARTICIPO DE CTG, VOU A RODEIOS E AMO MUITO TUDO ISSO, SC NA VERDADE É UM ESTADO BEM GAÚCHO TMB, POIS MUITAS CIDADES SEGUEM A TRADIÇÃO.
    ADOREI ESSE BLOG, BEIJOS E SUCESSO.

    http://teremarcellino.blogspot.com/2011/09/selo-esse-blog-passa-uma-otima-ideia.html

    ResponderExcluir
  2. Tere, obrigado por seguir e acompanhar o Na Hora do Amargo, é muito bom constituir novas amizades, especialmente quando elas são ricas de cultura.

    Baita abraço.

    ResponderExcluir
  3. Olá, imagina, eu que agradeço.
    Parabéns pelo blog, sempre bem atualizado e com assuntos que realmente interessam.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Na boa.... na última vez que os GAÚCHOS tiveram a chance de se "livrar" do BRASIL vocês sabem o que fizeram????????,deram as costas para o Estado de São Paulo!, mandaram um belo fodam-se Paulistas, vários Paulistas morreram e o levante é lembrado apenas por nós todos os anos!, então esse papinho de "nacionalismo gaúcho" é a maior furada que eu já escutei, veja bem... as maiores empresas instaladas nos 3 estados do Sul tem sede onde?, resposta = São Paulo!!!, garanto que mais de 50% das receitas geradas nestes 3 estados é proveniente de São Paulo!!!, isso é globalização gente!, vocês exportam Prostitutas para SP e nós "emprestamos" empresas para vocês, é assim que fizemos o "bolo" crescer e parecer que os outros estados também possuem desenvolvimento, dinheiro, etc..., detalhe, veja grandes as grandes empresas gaúchas.... por exemplo: Renner e Getnet,são grandes = ok, os altos cargos são ocupados por Paulistas e Cariocas, apenas consultorias Paulistas e Cariocas prestam serviço para estas empresas,quer exemplo?: Prolim, Ibope, Ipsos, etc....eles tentam a todomomento cooptar funcionários paulistas.... se for branco está querendo apenas roubar uma vaga de gaúcho, se for negro além disso é fdp, pergunte para qualquer negro que já foi trabalhar em Porto Alegre em grandes empresas como ele foi tratado!!!, na verdade estes 3 estados do Sul são feitos de gente hipócrita,mesquinha e que continuará pagando junto conosco (Paulistas) uma parte da conta (custo Brasil), e detalhe.... a parte que o Sul paga tem ajuda nossa lembra?, 50% do faturamento das empresas sulistas é Paulista. #prontofalei

    ResponderExcluir
  5. O AMIGO QUE ESCREVEU O COMENTÁRIO CRITICANDO E FALANDO DAS EMPRESAS DE SÃO PAULO ACHO QUE NÃO ENTENDEU O QUE FOI COMENTADO PELO ARNALDO NÃO TEM NADA HAVER OQUE ESCREVEU MAS SIM DEMOSTROU APENAS RAIVA E MUITAAAA INVEJA, MAS TE DIGO NINQUÉM ESTÁ DESMERECENDO SÃO PAULO QUE É IMPORTANTÍSSIMO PARA O PAÍS E TEM UM POVO BOM E TRABALHADOR.

    ResponderExcluir

Tchê, é um prazer receber seu comentário e/ou sua crítica, fique a vontade para soltar o verbo e muito obrigado por sua participação. Forte abraço.