quarta-feira, 15 de setembro de 2010

PROSA: 10º Serra, Campo e Cantiga

Quinta-feira passada o blog "Na Hora do Amargo" acompanhou o primeiro dia no retorno do festival 10º Serra Campo e Cantiga em Veranópolis. Música buena é o que não faltou, houve chamarra, milonga, chacarera, chamamé, milonga arrabaleira, vanera e até milonga-afro.

De vereda a primeira coisa que eu já deduzimos foi que "Temporal" ganharia "Me
lhor Instrumental do Festival", dito e feito, a canção interpretada por Ricardo Martins e Ângelo Franco matou a pau nesse requisito, chegou até a emocionar o público que retribuiu com muitos aplausos.

A canção "Pealando a Brasina" passou na peneira com o espaço dado à talentos locais ma
s não ficou atrás de ninguém no requisito profissionalismo, muito pelo contrário, mostrando uma chamarra bem marcada, letra louca de campeira e com a belíssima voz de Fabiano Dias também arrancou aplausos do público em geral.

A canção "Presentaço" tinha a faca e o queijo na mão pra arrancar primeiríssimo lugar do festival, numa letra bem campeira, numa voz buena por demais e em dois violões gaúchos tocando uma milonga arrabaleira bem rasgada matou a pau. A única coisa que lamentavelmente estragou toda a apresentação foram 2 brincos de argola na orelha direita do intérprete Gérson Souza. Particularmente eu sempre achei que tivesse uma normal proibindo brincos em apresentações de festivais, mas parece que não têm, bueno, o gauchão bem pilchado, cantando uma barbaridade com dois brincos na orelha, não é de acreditar né, mas que barbaridade.

Ai vem a surpresa da noite, onde Raineri Spohr com a canção "O Último Lanceiro" deixou a desejar numa melodia, letra e interpretação nem um pouco convincente aos jurados e público presente, por outro lado
Raineri arrebentou no festival interpretando "Por uma Sombra no Povo", um baita chamamé que arrancou da platéia muitos sapucais e do festival o 3º Lugar, tinha índio que parecia que tinha engolido uma sirene de ambulância, maizáá indiada véia.

Depois das oito interpretações do dia, chegou a hora de assistir os loco da fronteira César Oliveira e Rogério Mello, baita show, onde tocaram umas quatro músicas do novo CD "Cantiga para o Meu Chão" e o restante com repertório mais conhecido pela gauchada.

Foto foi um dos requisitos que não deixamos faltar no festival, segue abaixo algumas:

PREMIAÇÃO DO 10º SERRA , CAMPO E CANTIGA:

* 1º Lugar - Pé De Mato

* 2º Lugar - Dos Lugares que a Alma me Leva

* 3º Lugar - Por Uma Sombra No Povo

* Música Mais Popular - Pé De Mato

* Melhor Tema Social - Águas de São Miguel

* Melhor Melodia - Adriano Sperandir em Pé de Mato

* Melhor Letra - Ivan Therra em Pé de Mato

* Melhor Intérprete - Flávio Hanssen

* Melhor Arranjo Vocal - Dos Lugares que a Alma me Leva

* Melhor Instrumentista - Samuca

* Melhor Instrumental – Temporal

PREMIAÇÃO SERRINHA DA CANÇÃO

* 1º Lugar - categoria piazito - Luiza Wetzel

* 2º Lugar - categoria piazito - Paola Francesca Benvegnu

* 1º Lugar - categoria piá - Tatiana Siviero

* 2º Lugar - categoria piá - Bruno Gelenski Zanella

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tchê, é um prazer receber seu comentário e/ou sua crítica, fique a vontade para soltar o verbo e muito obrigado por sua participação. Forte abraço.