quarta-feira, 28 de abril de 2010

Dicas de um Profissional na Hora da Compra

por Jango Salgado
2 x vice Campeão Mundial de Rédeas
9 x Campeão Brasileiro de Rédeas

Quando vamos visitar um criador ou procuramos comprar um animal num leilão, existem alguns detalhes que podem facilitar nossa escolha, quando sabemos exatamente o que queremos.
Vou dividir em itens para facilitar:

- Linhagem - qual é o tipo de prova desejada, pois através de cruzamentos comprovados naquela determinada modalidade, já passamos por uma bela peneirada!

- Sexo:

Garanhão - podemos procurar um potro com potencial para se tornar um garanhão, caso isso seja comprovado através de sua linhagem, conformação e performance.Se você é um criador ou pretende criar, é importante lembrar que existem vários bons garanhões em atividade, para entrar no mercado de venda de coberturas, realmente necessitamos um animal diferenciado.

Fêmea - optando por uma potra, precisamos que da mesma forma que o potro no exemplo acima, através de sua campanha, linhagem e conformação ganhe o direito de entrar na reprodução. No caso de uma égua de cria, gostaria que ela tivesse uma história para contar: performance dela e de seus descendentes, além de saber da constância da sua vida reprodutiva.

Castrado - quando optamos por um castrado, sabemos que sua única função será competição e/ou lazer.

Agora entrarei em pontos que na minha opinião são de extrema importância, mas que nem sempre temos a chance de verificar.

- Atitude:
Quando olhamos um grupo de animais em liberdade, poderemos observar dois extremos que são bem definidos:

Existirá um líder, que é aquele que normalmente come mais que os outros, escolhe o lugar onde quer ficar e intimida todos os demais animais do grupo.

Assim como o outro lado da moeda, existirá um animal super submisso, que aceita o que é imposto pelo grupo, vai comer o que sobrar e ficará no lugar que lhe for determinado.

Se continuarmos observando, veremos que é uma escada que vai do mais submisso até chegarmos ao líder.

Normalmente o animal mais submisso será mais fácil de ser trabalhado, dócil e não questionará o que lhe for colocado, ao passo que o líder, questionará muito mais o treinamento e certamente terá que ser convencido a executar os movimentos, pois afinal de contas ele é o líder!

O nível de equitação e temperamento do futuro comprador(a), vão determinar se devemos escolher o animal do começo ou final da escada.

Caso o interessado seja um principiante ou amador, aconselho que fiquemos com o começo da escada, pois serão animais mais fáceis de treinar e apresentar, consequentemente animais que talvez nunca vão marcar uma nota alta, mas serão constantes e honestos dentro da pista.

Se queremos um animal para disputar provas na categoria aberta (profissional), sabemos que será um animal que terá um grau de exigência maior, uma vez que as provas serão mais concorridas, onde teremos que marcar boas notas para disputar a ponta, logo vamos escolher do meio da escada para cima.

Pessoalmente busco um animal que seja dócil, tenha boa vontade para receber o treinamento, mas tenha faísca no momento que preciso de algo mais!

Aqui entra mais um detalhe importante referente a atitude,dependendo da modalidade do nosso interesse:


Quando praticamos a prova de rédeas, buscamos um animal que seja mais ligado ao cavaleiro que as coisas que acontecem fora da pista, uma vez que
ele estará atendendo nossos comandos sem nenhum estímulo ou referência externa.

Se nossa escolha for voltada para provas como laço ou apartação, estaremos buscando um animal que esteja atento as coisas a sua volta, pois através do estímulo e movimentação do boi é que ele desenvolverá sua performance.

Regalo: www.cavalocompleto.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tchê, é um prazer receber seu comentário e/ou sua crítica, fique a vontade para soltar o verbo e muito obrigado por sua participação. Forte abraço.