segunda-feira, 26 de abril de 2010

A orquestra vai ao parque

Milhares de pessoas prestigiaram a apresentação que contou com Yamandu Costa e Borghettinho
A chuva do final de semana deu uma trégua especial na manhã de ontem. Foi sob a luz do sol que a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre dividiu o palco montado no parque da Redenção com o violonista Yamandu Costa e o acordeonista Borghettinho, em um concerto popular que reuniu milhares de pessoas.

A sombra das árvores em torno do chafariz da Redenção serviu de refúgio para o breve calor que antecedeu mais um período de chuva na Capital. O público se deslocou até o local para prestigiar o concerto carregando o famoso kit “térmica e cuia de chimarrão” e trajando os uniformes colorado e tricolor: o típico cenário de um domingo de Gre-Nal.

O concerto começou às 11h com a execução da obra O Mio Babbino Caro, de Giacomo Puccini, que emocionou o público e o maestro Manfredo Schmiedt, que agradeceu os aplausos.

– É para isso que a Ospa serve: fazer música para o nosso público gaúcho – afirmou.

Após duas horas de show e nove obras, os músicos da Ospa, Yamandu e Borghettinho finalizaram o espetáculo com o Canto Alegretense e o Hino Rio-Grandense, cantados com o público.

– Esse concerto serve para desmistificar a ideia elitizada que se tem da orquestra. Queremos quebrar esse tipo de rótulo, até porque a música erudita exerce muita influência na própria música popular – explicou o maestro Manfredo, após a apresentação.

Enquanto Yamandu apresentou com a Ospa a obra Fantasia Popular para Violão de 7 Cordas e Orquestra, trabalho que homenageia Radamés Gnatalli, Baden Powell e Tom Jobim, Borghettinho tocou canções como Mercedita, KM 11 e Milonga para as Missões com a orquestra e afirmou que o evento foi muito especial.

– Tocar com uma orquestra é muito emocionante não só para o público como para nós também. Eu cresci no entorno da Redenção. Então, para mim, foi como se estivesse tocando no quintal de casa – disse Borghettinho.

O show foi uma realização da Ospa, do governo do Estado e da Souza Cruz, que completou 107 anos.

Regalo: Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tchê, é um prazer receber seu comentário e/ou sua crítica, fique a vontade para soltar o verbo e muito obrigado por sua participação. Forte abraço.