terça-feira, 27 de julho de 2010

Cada um Apeia do Jeito que Quer (1)

Tchê, o brique é o seguinte, vamos começar um novo quadro aqui no blog e ele se chamará "Cada um Apeia do Jeito que Quer" em homenagem a comunidade bagual do Orkut com mesmo nome.

Nesse espaço vamos contar causos de gineteada e os tombos mais feios que os viventes já levaram.

Na parte "MARCADORES" vai ficar a frase "Plantando uma Figueira".

A idéia é bem simples, contar resumidamente e se possível com linguagem bem campeira o causo que aconteceu com você, inclusive indiada esse causo pode ser verídico ou não.

Vou tomar a iniciativa e começar essa prosa "loKa" de especial.

- - - - - - - - - - - - -


por Fernando Massolini


CAUSO DO BAIO SEBRUNO


Nessa lida de plantar figueira sou um baita candidato a campeão estadual.

Já levei tanta rodada feia que nem sei por onde começar, foi desde cincha na "viria" até laçando vaca parada. Têm coisas que não dá pra acredita mesmo né.

Bueno, a figueira mais feia que plantei foi quando comprei meu segundo cuiudo, era fantástico, crioulo argentino do tipo, a pelagem era baia sebruna, cuiudo de contentar os zóio.

Como é de praxe sempre experimentar os animal antes de faze o brique, corri uns boi com o diabo e tudo certo, não veiacou e saia do brete a passito no más. Com o brique feito, dinheiro pru'm lado e cavalo pro outro, bueno, vâmo testa o cavalo em rodeio né, ai se bandeamo pra Veranópolis.

Bueno, chegando lá encilho e já vejo que o animal ficou de lombo duro. Faço correr na soga, afrouxo o lombo, monto e vô mete corda.

Home, na saída do brete ao pedir boi o maleva começa a empinar, não para, ai frouxei na rédea e meti denovo... bueno, essa lida foi uns par de vezes e nada dele sair a passo como no treino o dia anterior. O narrador lembro que era o Berga, maizáá, a indiada da comissão pedia pelo Massolini e o loKo só falava, Tá Domando, Tá Domando...

Depois de tantas tentativas mal sucedidas o mango e as espora começaram a come né!

E não tinha como ser diferente.

Saimo mesmo empinando do brete há grito de DEIXA QUE VÁ, foi o jeito que deu né. Quando caiu com as mãos no chão não vi mais nada, o cuiudo foi corcoveando do início até o final da cancha. A rês, essa não sei se o sebruno não viu ou fingiu não ver, bem capaz que consigo levar de rédea até ela.

Essa lida se repetiu nas quatro armadas da equipe, uma igualzita a outra, parecia replay de TV.

Chegando em casa do rodeio, eu já bem loKo de brabo com o ventena, encilhei denovo.

Mas foi só colocar o pé no estribo e me bolear porque o filho da mãe do imundícia se jogo de vereda pra trás. Se fui eu pro chão e o maleva por cima de mim, na hora não deu nem pra pensa direito, tirei a cabeça pro lado e o resto deixa que venha.

Resultado da lida foi que desmaiei de vereda, tive que bater raio X e fraturei um osso da perna.

Hoje o sebruno anda correndo rês com seu antigo dono, a indiada nem dá mais comida pra ele porque já sabem a fama do animal. Parece que agora magro, não veiacou mais.

Mas sabe né, cada um apeia do jeito que quer e foi assim que eu quis. Upapapa

Baita abraço indiada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tchê, é um prazer receber seu comentário e/ou sua crítica, fique a vontade para soltar o verbo e muito obrigado por sua participação. Forte abraço.