quinta-feira, 15 de julho de 2010

Vendo estrelas (2)

por Fernando Massolini

Paulo, estou contigo e não abro a mão por nada.

Já há algum tempo venho me manifestando a respeito da Copa do Mundo e esperava não tocar neste assunto por mais alguns anos, mas acontece que todos os meios de comunicação já estão bombardeando matérias sobre os preparativos de 2014, isso de certa forma me irrita, sabendo de todo investimento que será feito simplesmente ignorando o sistema básico de saúde, saneamento, presídios e transporte.

Hoje a RBS mostrou filas e filas no Sistema Único de Saúde, senhoras idosas esperando atendimento em cadeira de rodas no corredor do hospital, junto a elas muitas outras pessoas em camas e bancas improvisadas. Um verdadeiro caos.

Lembro perfeitamente do professor Álvaro, que lecionava a matéria de Direito Constitucional I, II e III na UPF, isso a 4 anos atrás, exatamente em tempos de Copa do Mundo. Em muitas de suas aulas ele fazia uma espécie de debate, onde como bom advogado que também era, tentava nos convencer na existência de um beneficiamento que o governo tem, normalmente em tempos de Copa do Mundo.

Dizia ele que enquanto "o Mundo" está discutindo gols, faltas e impedimentos, alguns governantes estão fazendo o trabalho sujo fora do alcance da mídia. Um bom exemplo que lembro é que nessa época, enquanto o povo brasileiro estava ansioso para jogar às quartas de finais, o nosso presidente Luís Inácio Lula da Silva estava comprando um jatinho de míseros 87 milhões para seu governo. Não houve nenhuma opressão quanto a esse gasto.

Bueno, hoje entendo que a idéia do professor bate perfeitamente com a do Santana, pois em ambas, enquanto a imprensa cobre a construção de novos estádios, ela também esconde toda parte precária de nosso País.

Como somos formadores de opinião nos resta apenas deixarmos nosso humilde recado, procurando mudar o conceito de muitos leitores quanto a esse assunto.

E como diz o Santana:

"E dá-lhe Copa do Mundo e Olimpíada em cima do povo brasileiro".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tchê, é um prazer receber seu comentário e/ou sua crítica, fique a vontade para soltar o verbo e muito obrigado por sua participação. Forte abraço.