terça-feira, 13 de julho de 2010

Saco de Viagem

Mais uma ótima colaboração inédita da parceira Tânia para o "Na Hora do Amargo".

Gracias.

- - - - - - - - - -

por Tânia Du Bois

Viajar é fazer arte. E fazer arte é conhecer o livro SACO DE VIAGEM, única obra de Tyrteu Rocha Vianna, que teve a sua primeira edição em 1928, através de Mansueto Bernardi, pela Livraria Globo de PA. Raridade bibliográfica, com tiragem restrita para o autor de 10 exemplares, marcados de A à J. O livro é dividido em duas partes, sendo, a primeira, Vontades de Versos Futuristas: No Galpão:

“Lá fora o patrão D. Inverno / Mais D. Frio e seu capataz Minuano / Mais a peonada
deles feita de pingos de garoa / Iam repontando / A manada retacona dos peães /
Do pasto alto das noturnas calaveiragens
pelos ranchos / Da vizinhança grávida de gurias cubiços palpáveis /
Para a mangueira das 4 paredes do Galpão...”

A segunda, Churrascos de Viagem: Alegrete:


“A Arábia pétrea / Reedificada por cima do fogão / Da coxilha da cozinha purgatorial /
Do diabo rengo em pessoa / Suados suando suores /
Em trajes meio menores...”

Para viajar, basta usar de artifícios como a imaginação e a criatividade, pensando na concepção da palavra, no verdadeiro sonho a ser concretizado aos movimentos do mundo – traços, formas, cores e palavras que trazem a sensação do prazer pela descoberta das raízes do Modernismo no Rio Grande do Sul.

Tyrteu traz o modernismo sul rio-grandense com sua poética de radicalidade inovadora. Busca o diferencial ao escrever poemas diferentes e, ao mesmo tempo, rejeitados ou ignorados por boa parte dos modernistas.

Seu livro, Saco de Viagem, reflete na poesia a paisagem da Campanha, com suas mazelas e desigualdades sociais. Também, retrata o mundo ao construir uma obra de arte na qual somos capazes de nela nos colocar.

O autor aproveita uma nova linguagem para mostrar o que o marcou fundo e para sempre, como as suas necessidades literárias que ele aprimora nas transfigurações poéticas. Cria um jogo entre o intelecto e a imaginação, mobilizando a capacidade vivencial que se traduz no crescimento e no enriquecimento da literatura do Rio Grande do Sul.

Uma viagem, mil palavras... “Mexendo, afoitos, em Passo Fundo, na preciosa “Rio-Grandina” de Antonio Carlos Machado, localizamos a “raridade”, ... o livro Saco de Viagem, de Tyrteu Rocha Vianna”, que então, pelo proprietário, foi generosamente doada ao escritor Itálico Marcon.

O livro Saco de Viagem enriquece a vida por permitir que se desfrute da alma do escritor e, assim, transformar o momento do leitor numa viagem sem fim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tchê, é um prazer receber seu comentário e/ou sua crítica, fique a vontade para soltar o verbo e muito obrigado por sua participação. Forte abraço.