terça-feira, 11 de maio de 2010

Causos: Contrapulha na Barranca

por Reneu do Amaral Berni

A minha primeira Barranca (festival de música promovido pelos Angüeras, de São Borja-RS, na Semana Santa, sempre à beira de um rio, com o tema único sendo fornecido na sexta à noite e os concorrentes tendo 24 horas para compor) foi aquela do tema "Fio de Bigode", creio que em 1981. A Barranca, além de ser um "comício de espíritos", como tão bem a definiu o Sérgio Jacaré (grande letrista), sempre foi um exercício de pulhas, tal a freqüência e o gosto com que é praticada essa "arte" galponeira, tão tradicional.

Pois bem! Eu cheguei "de fresco" e já me empulharam.

O Nico Fagundes, quando lhe fui apresentado, me pergun­tou se eu conhecia outro companheiro, que estava ao lado. Quando eu disse que não, ele falou:

— Então chupa o --- dele, que tu fica conhecendo!

Disse isso e deu uma baita gaitada, gozando o novato.

Daí em diante, fiquei cosquilhoso barbaridade e marcan­do de cima o índio, louco pra" botá" uma falta invido.

Numa roda de truco, a ocasião veio.

Estávamos jogando, entre outros, eu, o Nico e o Repolhinho, primo dele. O Luiz Carlos Borges, grande gaiteiro e compo­sitor, a uns trinta passos, destroçava sua cordeona, cada marca melhor que a outra.

O Nico, pra empulhar o Repolhinho, largou as cartas e, olhando pro Borges, bem sério, perguntou:

— Repolhinho, o que tu achas do Borges?

— Eu acho que ele é um excelente instrumentista, já como cantor...

O Nico nem esperou terminar e...

— Então vai lá e dá o -- pra ele!

Falou e se atirou pra trás, quase morrendo de rir. Nem bem ele parou, eu disse, mais sério ainda e roncando grosso:

— Eu já tenho outra opinião!

Fez-se silêncio, afinal ninguém me conhecia direito, não sa­biam se eu tocava, cantava, era grande conhecedor ou o quê. Justamente o Nico inventou de perguntar:

— E qual é?

— Tu é que deve ir lá e dar o -- pro Borges!

O Nico atirou as cartas e saiu gritando que tinha sido contrapulhado.

- - - - - - - - - - - -

pulha - jogo de palavras e frases de duplo sentido, através das quais se prepara uma armadilha pra "pegar" a outra pessoa, tipo aquela do " conheces o Mário?"
gaitada - risada
cosquilhoso - ressabiado, prevenido
falta invido - aposta valendo o restante dos pontos ou tentos de quem está na frente, no jogo de truco espanhol
cordeona - sanfona
contrapulhado - diz-se quando a pessoa é "pega" na própria armadilha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tchê, é um prazer receber seu comentário e/ou sua crítica, fique a vontade para soltar o verbo e muito obrigado por sua participação. Forte abraço.