sexta-feira, 25 de junho de 2010

Contestação

por Xirú Antunes

Antigamente, nos festivais, pós terminar as músicas, geralmente nos reunimos em algum lugar pra conversar sobre musica, poesia, para mostrar novos trabalhos, enfim, para rever velhos amigos e conviver mais.Eram tempos em que passar uma musica num festival era motivo de comemoração e esta obra era repetitivamente ensaiada, não precisava necessariamente se passar duas musicas, uma era o suficiente para nos dar um grande prazer.

As pessoas vão me chamar de saudoso, ou talvez de viver no passado, mas o fato é que havia uma sensibilidade maior diante das coisas terrunhas e a própria orientação da mídia não vinha de encontro ao folklore e a musicalidade, verdadeiras , que originaram um movimento tão rico e que esta ficando impotente diante de outros interesses que não a poesia e a musica em si.

As pessoas hoje em dia, têm mais pressa, a velocidade aumentou, os interesses recorrem a diagramações políticas e microfones. Os bloggers, twitters, my spaces, etc e tal, comandam e ditam
as relações. E as pessoas não se falam mais, apenas teclam. Tudo isso aumentou também a velocidade da composição, comprometendo sua qualidade e aumentando sua produção.

A qualquer custo os artistas querem estar na mídia, e para isso se expõem recorrendo a uma poluição visual impressionante.

Tudo isso me parece normal, não fosse diante da musica e da poesia da terra, e dos verdadeiros amigos, porque um mate será sempre um mate, com seu espírito de paciência e de encontro, seu tempo é sagrado e sagrada são as coisas do nosso Estado, a cultura e a tradição.

Acho que poderíamos desacelerar um pouco e pensarmos mais no ser do que no ter, como disse Eron Vaz Mattos.

Regalo: RadioSul.Net

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tchê, é um prazer receber seu comentário e/ou sua crítica, fique a vontade para soltar o verbo e muito obrigado por sua participação. Forte abraço.