quinta-feira, 17 de junho de 2010

Declaração de Sócrates gera discussões sobre estigma dos gaúchos

Sobrou para o Rio Grande do Sul. Com a vuvuzela dirigida para o ouvido de Dunga, o ex-jogador Sócrates tocou a corneta da Copa no ouvido de todos os gaúchos. Em entrevista ao jornal britânico The Guardian, o craque da Seleção de 1982 atacou:

— Dunga é gaúcho, do extremo sul do Brasil. E eles são os brasileiros mais reacionários.

— A equipe dele é muito coerente com sua visão de mundo e sua formação. Eu entendo por que ele escolheu esse time. Só não acho que seja um time muito brasileiro.

*

Reacionário significa “contrário a liberdade, referente ao partido da reação, adepto da reação política ou social”.

Rouanet diz:

— Ele pode ter tentado dizer que o gaúcho é culturalmente reacionário, por causa do estereótipo de que o gaúcho é machista. Ou pode ter dito que é politicamente reacionário. Este é um dos Estados mais rebeldes do país. Teve a Guerra dos Farrapos, foi de onde partiu a rede da Legalidade contra a tentativa de golpe em 1961, foi o Estado que criou o Fórum Social Mundial, uma provocação ao fórum dos ricos. Dizer que esse é um povo reacionário é brincar com as palavras. Seria como dizer, se o técnico fosse carioca, que a Seleção estaria sob o comando de um preguiçoso.

*

Agora, os gaúchos. Para a escritora Lya Luft, a imagem que Sócrates tem dos gaúchos reflete o estranhamento com as nossas diferenças:

— O Brasil, do Rio para cima, é mais parecido Nós somos uma mistura de etnias, de culturas, e ainda temos a proximidade com a fronteira. Não somos melhores, nem piores, somos diferentes.

Mas Lya considera que, em parte, até é bom ser conservador:

— Chega dessa loucura, de desvarios, de falsos modernismos, de falsas liberdades. Mas ele (Sócrates) perdeu a chance de ficar quieto.

*

O músico Sady Homrich, baterista da banda Nenhum de Nós, devolve a corneta de Sócrates:

— Sempre capitaneamos as revoluções. Fomos os primeiros a clamar por justiça e a abolir a escravidão.

*

Já em seu blog Wianey Carlet alfineta:

Como um bom boboca, Sócrates quis adjetivar o que teria sido um erro mas acabou se candidatando a receber um enorme par de orelhas.

O desastre na declaração de Sócrates não foi discordar de Dunga, inarredável direito seu, mas ofender o treinador e toda a população gaúcha. Até parece conseqüência de algum trauma. Será que, em algum momento da vida de Sócrates, algum gaúcho causou-lhe mal?

Regalo: Jornal Zero Hora e Blog do Wianey

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tchê, é um prazer receber seu comentário e/ou sua crítica, fique a vontade para soltar o verbo e muito obrigado por sua participação. Forte abraço.