terça-feira, 8 de junho de 2010

Curso de Guasqueiro em Pantano Grande

O CTG Carreteiros da Saudade, em parceria com o SENAR/RS, promovem, em Pantano Grande, a 1ª etapa do Curso de Guasqueiro, profissão características do Estado, mas que está se extinguindo dos centros urbanos e mesmo rurais.

Os encontros acontecem de 23 a 25 de julho e é oferecido alojamento. É preciso ter no mínimo 18 anos. As inscrições, limitadas, podem ser feitas pelo e-mail mateus.agro@yahoo.com.br ou pelo telefone 51 9883.0233.

- - - - - - - - -

Pantano Grande, distante 120 km de Porto Alegre, possui aproximadamente 10 mil habitantes e apenas um guasqueiro. Segundo Mateus Soares da Rocha, técnico agrícola e patrão do CTG Carreteiros da Saudade, entidade que está colaborando na realização do curso de guasqueiro, o desaparecimento da profissão se dá principalmente pela falta de incentivo.

“Quem utiliza para o sustento, consegue tirar uma renda considerável, pois não dá conta das encomendas que tem”, afirma.

O guasqueiro supre uma necessidade do gaúcho: a confecção de peças de couro. Grande parte da encilha vem das mãos destes profissionais, bem como o laço.

O curso aborda os seguintes temas: avaliação de couros e peles, desengorduramento, descarne, depilação de couros e peles, preparação da lonca, sova e amaciamento de couros, entre outros.

Regalo: mtgrs.blogspot.com e wp.clicrbs.com.br/mtg

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tchê, é um prazer receber seu comentário e/ou sua crítica, fique a vontade para soltar o verbo e muito obrigado por sua participação. Forte abraço.